
Tecnologias Audiovisuais para Aplicações em Rede
VISNET é uma Rede de Excelência Europeia financiada no contexto do 6º Programa Quadro. Os seus objectivos estratégicos centram-se na suas actividades de integração, investigação e disseminação. Os 3 objectivos principais desta rede são:
- Integrar instituições de renome mundial com vista a criar uma competência de nível mundial na área das tecnologias audiovisuais para aplicações em rede.
- Fazer contribuições significativas para o desenvolvimento sustentável da investigação na área acima referida.
- Implementar de forma eficiente um plano de disseminação com vista a melhorar a economia do conhecimento e os níveis de vida socio-económicos dos cidadãos Europeus
A rede VISNET visa criar uma força mundial sustentável composta por grupos de investigação na área das tecnologias audiovisuais para aplicações em rede, nomeadamente ao nível doméstico. Os membros desta rede juntaram-se com vista a estabelecer uma rede de excelência com uma estratégia clara em termos de integração, investigação e disseminação. As actividades de investigação da rede VISNET cobrem várias áreas tecnológicas relacionadas com sistemas audiovisuais em rede e plataformas domésticas. As principais áreas cobertas são:
- Criação e codificação de conteúdos audiovisuais para plataformas domésticas
- Armazenamento e transporte de informação audiovisual através de redes heterogéneas
- Técnicas de análise audiovisual para comunicações
- Segurança de conteúdos audiovisuais e transmissões
A rede VISNET junta 15 organizações Europeias de topo nas áreas acima referidas (2 delas Portuguesas). O consórcio consiste em 15 organizações conhecidas pelas provas já dadas bem como pela sua reputação nacional e internacional na área das tecnologias de informação audiovisual. A rede VISNET integra um conjunto de investigadores que já fizeram contribuições significativas para o avanço desta área tecnológica através de actividades de normalização, publicações internacionais, patentes e criação de SMEs spin-out, bem como através de outros resultados de prestígio. As 15 organizações em questão representam 9 estados membros distribuídos através da maior parte da Europa, garantindo assim a disseminação eficiente dos desenvolvimentos tecnológicos resultantes e a sua exploração em benefício de grandes comunidades.
|